Plano de Fragmentação para Desmonte de Rochas

Capa plano de fragmentação para desmonte de rochas

Compartilhe esse post

Plano de Fogo x Plano de Fragmentação

O plano de fogo, utilizado nos desmontes com uso de explosivo, é o documento que conta tudo que aconteceu antes do acionamento. Já no desmonte com uso do Pyroblast | Soft Breaker, não utilizamos o plano de fogo convencional, mas sim o plano de fragmentação que é mais indicado para o tipo de desmonte sem uso de explosivos.

Plano de Fragmentação

O plano de fragmentação objetiva reduzir qualquer negligência da operação, ele trata todos os pontos do desmonte, permitindo uma análise previa de como irá ocorrer o deslocamento do maciço. Quanto mais detalhado ele for, mais informações ele trará para possíveis análises futuras. A minimização de problemas e o registro para estudo, são os pontos cruciais do plano.

O desmonte de rochas é uma ciência exata que envolve um bem natural. Através dos cálculos, conseguimos concretizar no papel o que ocorrerá no campo. Cada conta feita deve ser muito precisa, pois qualquer erro pode tornar a atividade com potencial risco de acidente. E como já dito anteriormente, é uma ciência exata, mas o bem natural, a rocha, pode apresentar características em seu interior que apenas com a perfuração e a visão do campo, se tornam imprecisas a exatidão da operação, necessitando sempre extrapolar na questão da segurança.


Planilha de Plano de Fragmentação Gratuita

Planilha de Fragmentação para desmonte de rochas
Modelo de Planilha: Plano de Fragmentação para desmonte de rochas

Áreas aplicadas em um plano de fragmentação

No plano de fragmentação apresentado, focamos em algumas áreas específicas que são:

  1. Perfuração: é o mapa dos furos na rocha. Qual a distância entre os furos, qual o diâmetro utilizado dos bits, qual os equipamentos de perfuração, qual a profundidade dos furos, o volume de rocha que cada furo influencia, a inclinação desses furos e outros pontos.
  2. Geologia: é a descrição do maciço. A informação necessária é saber que tipo de rocha é e como ela se comporta de acordo com sua estrutura, dureza, densidade, resistência a compressão e tração e outros.
  3. Carga: é a informação do material utilizado para o desmonte. É descrito a quantidade de quilos de material, qual o tipo de material utilizado, qual a coluna de carga e a altura do tampão, razão de carga, acessórios, temporização, carga máxima por espera e outras.
  4. Segurança: o foco é a distância do desmonte. Essa distância para pessoas e equipamentos garante que naquela metragem estipulada, é seguro! Essa distância fornecida deve ser bem avaliada e com margem de segurança.

Cada etapa tem sua importância e o resultado é o somatório de todas elas executadas corretamente. O plano de fragmentação é o documento capaz de mostrar se tudo foi realmente executado de maneira assertiva. É indicado que ele sempre seja assinado por duas pessoas: o técnico responsável e um responsável pela mineração/obra.

Obrigatoriedade na legislação

O plano de fragmentação, ao contrário do plano de fogo, não é obrigatório segundo a legislação, pelo fato de não ser explosivo. Solicitamos e informamos a todos os clientes que trabalham com a tecnologia que todo desmonte, seja do pequeno ao grande, deve ter um plano de fragmentação preenchido e analisado.

As dúvidas em campo sempre surgem, principalmente se tratando de uma área que o cenário sempre é alterado. Contamos com uma equipe especializada de Engenheiros de Minas que podem te auxiliar caso necessite, estamos sempre a disposição.

Aproveite e veja também:

Planilha de Fragmentação para desmonte de rochas
Materiais

Planilha de Plano de Fragmentação

Introdução a Plano de Fragmentação O plano de fragmentação é um importante processo que visa reduzir qualquer negligência da operação. Ao mesmo tempo, ele também

Leia Mais

Inscreva-se em nossa NewsLetter

Esteja sempre atualizado com as últimas novidades e tendências do mercado